terça-feira, 7 de outubro de 2014

Croácia parte II: Split, Hvar e Dubrovnik

Continuando as postagens sobre a Croácia, vou retomar a introdução que eu coloquei na outra postagem.
Oficialmente nomeado de República da Croácia, esse pedaço do paraíso na terra é de tirar o fôlego! Faz fronteiras com vários países, Sérvia, Montenegro, Bósnia, Itália, Hungria e Eslovênia. É banhado pelo Mar Adriático, o mar do azul mais lindo que já vi! O idioma oficial é o Croata, mas nos comunicamos perfeitamente por lá com o inglês. A Moeda é a Kuna, e em relação à Libra é bem inferior.

O país tem uma costa completamente recortada, o que resulta em aproximadamente mil ilhas maravilhosas e prontinhas para serem exploradas! E eu só tenho a falar que esse é o país mais lindo desse mundo! Praia, sol, paisagens maravilhosas e muita história, agrada a todos os tipos de gostos! haha. Pra quem não viu a parte I sobre Pula, Zadar e os lagos Plitvice é só acessar esse link AQUI.

SPLIT

Nossa passagem por Split foi bem rápida. Saímos de Zadar de ônibus e fomos até Split. Ficamos em um hostel chamado Split Guesthouse, e eu gostei bastante. A primeira impressão achamos que tínhamos entrado em uma furada, porque era uma "casa" que recebia pessoas, mas depois vimos que valeu muito a pena! Até jantar teve para a "Família" aquela noite! haha. 
 Split é uma cidade de "passagem", pois você precisa ir até ela para ir as ilhas maravilhosas de Hvar (leia-se RUAR) hahaha, e não tinha tanta coisa pra fazer por lá. Portanto, aproveitamos o dia para dar uma caminhada livre e conhecer essa cidade que é a segunda maior da Croácia. Fomos conhecer uma das praias de Split, pequena, mas muito bonita! Pena que 10 minutos após chegarmos CAIU O MUNDO de chuva! Aí nem ficamos muito lá. Só esperamos a chuva passar e fomos embora.
 
Após a praia, fomos dar uma volta na cidade histórica, que como toda cidade européia que se preze é dividida em OLD TOWN e NEW TOWN. E sempre a OLD TOWN (ou cidade Velha) é a parte turística para se visitar. Chegamos lá, tinha um grupo cantando em uma estrutura muito louca, sem teto, que dava uma acústica maravilhosa!




Antigamente, Veneza dominava esses mares que banham a Croácia, e por isso, as cidades tem um charme Italiano em sua arquitetura. 
E o ponto turístico mais famoso de Split é o Palácio Deocleciano, ou melhor, as ruínas do Palácio que o Imperador Romano Deocleciano mandou construir em sua terra natal, Split. O lugar tem todo seu charme, cheio de barraquinhas vendendo mais de mil souvenirs, e muita história! Vale a pena passar um tempinho.
Como eu disse acima, Split não tem muito de bonito para se ver comparando com as outras cidades da Croácia, como Dubrovnik e Zadar. Portanto, se for pouco tempo de viagem, eu recomendo não ficar em Split, porém você precisa ir até lá para ir para as ilhas paradisíacas que circundam aquele lugar. Então o que fizemos foi isso. Chegamos a tarde em Split e já saímos no dia seguinte cedinho porque era o horário do primeiro Ferry para Hvar

HVAR 

Hvar é uma das mais de 1000 ilhas do Mar Adriático que fica na região da Dalmácia, na Croácia. Com aproximadamente 68 Km de comprimento, a ilha possui 4 municípios e diversos povoados. O município mais ocupado pelos turistas é Hvar. Foi lá que chegamos e que ficamos hospedadas. Tivemos pouco tempo nesse paraíso, apenas um dia, mas meu objetivo de vida é um dia voltar, e trazer o Allan junto porque sei que ele iria amar esse lugar! :p

Hvar está se tornando a nova queridinha da Europa. É um destino de férias bastante popular há mais de cem anos, e agora ainda mais porque Beyoncé, Principe Harry e Tom Cruise estiveram lá recentemente. Recentemente a Croácia se tornou membro da União Europeia, então isso fez ainda mais aumentar sua popularidade.

As praias são belíssimas! Fomos em apenas uma durante o dia, a praia Pokonji Dol, belíssima, mas com seus seixos que davam saudades da areia brasileira. Dica: Leve um Crocs, um compre um sapatinho especial para curtir aquele mar, porque sim, machuca o pé as pedrinhas e por lá tem muitos ouriços. Eu vi dois apenas ao lado de onde eu estava no mar.


Outra praia famosa é a praia Hula Hula, mas que fomos apenas para aproveitar a vista do pôr-do-sol, que se põe neste lado da ilha, portanto é no entardecer que se concentra o maior número de turistas. E vale a pena. A vista é deslumbrante!



Eu e a Pri lindinha modelando no pôr-do-sol de Hvar! hahaha

No alto do vilarejo há a Citadela, ou The Fortress, que é um castelo de Hvar, que servia de proteção contra invasões do vilarejo antigamente. É um lugar excelente para tirar fotos do vilarejo abaixo e para admirar a vista da ilha. A noite ele fica iluminado e aproveitei para tirar essa fotinha. E no outro dia logo cedo fui com a Cibele visitá-lo. E quase morri, de tantos degraus para subir!

Essa é a vista inegualável de cima do castelo:

O Porto de Hvar:



Eu experimentei Lula pela primeira vez! :) E é muitoo digamos, bom! hahaha


Hvar é maravilhosa, não é? Além do mais, esses sachêzinhos de lavanda você encontra em todo o lugar, porque é tradicional as lavouras de lavanda por lá. Até trouxe para mim de souvenir! Dão um perfume nas ruinhas da cidade que quis até levar pra casa! Eu me apaixonei a cada virada de esquina nesse lugar. A cor do mar, do céu, os passeios, as praias, tudoooo! E finalizamos nosso dia voltando para Split, e indo direto para nossa próxima e última parada.

DUBROVNIK



Só o caminho até a cidade já foi de tirar o fôlego. O curioso foi que fizemos uma parada no meio da viagem,em um lugar maravilhoso mostrado na foto abaixo, e quando olhei no Google Maps para ver se estava longe ainda, EU ESTAVA NA BÓSNIA! :o Sim, levei um susto, e quando saí pra confirmar, realmente estávamos na Bósnia e Hezergovina. Como a Bósnia não TINHA saída para o mar, ficou como se fosse um canal até o Mar Adriático que pertence a Bósnia. Ou seja, Dubrovnik é separado do resto da Croácia, tem um país lá no meio! hahaha E eu já tirei foto na Bósnia! :p

Pegamos o pôr-do-sol atrás de montanhas e sobre o mar adriático, o caminho por penhascos a beira-mar deixou tudo lindo, e foi muio difícil dormir no caminho, o que pra mim é lei! haha

A cidade é dividida em cidade nova e a cidade antiga, que é enclausurada por uma muralha de dois quilômetros de extensão por 25 metros de altura, o que a coloca como a maior cidade fortificada do mundo. É a parte mais linda da cidade.

A entrada para a Old Town se dá pelo Portão de Pile (acima), e logo de frente com o portão já se vê um dos pontos turísticos do lugar, a Grande fonte de Onófrio! Tinha vários artistas de rua tocando por lá, muito lindo. 

Como essa região também já pertenceu a Veneza, tudo inspira Itália, e por incrível que pareça, por muitas ruazinhas você se sente andando em Veneza. Se não fosse por uma diferença, la no final, ao invés dos canais não muito cheirosos de Veneza, você vê o azul do mar adriático mais lindo do mundo! <3


A “pérola do Adriático”, como bem definiu Lord Byron, atinge seu ápice de perfeição na "Stari Grad" (termo croata para centro antigo).

Continuamos nossa caminhada pela rua principal da cidade até o Plácio Sponza, e ao lado a igreja de São Brás. Detalhe: para os fãs de Game of Thrones, Dubrovnik tem até um tour pelos lugares que várias cenas foram filmadas. 


Fomos assim fotografando e admirando cada cantinho da cidade. Passamos quase umas 2 horas por lá, mas poderia passar várias vezes no dia e ia achar tudo lindo novamente. O Porto de Dubrovnik fica ao lado da Cidade antiga e é possivel chegar até lá durante o passeio. De lá partem muitos barcos que fazem tours pelas ilhas e outros pontos turísticos mais afastados na costa. Porém, tínhamos apenas um dia em Dubrovnik e resolvemos não fazer nenhum passeio além do tradicional.

 Então, como o dia estava muito quente, resolvemos ir para a praia, que é ao lado da cidade antiga, e pela primeira vez na Croácia conseguimos entrar no mar sem passar frio! 
Lembrando: Nós fomos uma semana antes de começar o verão. Recomenda-se: Vá no verão! hahaha. Porque mesmo com frio, a gente entrava naquele mar azul maravilhoso!


E é claro................... A praia!

O momento que a água gelada bate com tudo nas suas pernas bem na hora da foto:

E finalmente voltamos para casa. Com a maior Síndrome de falta de Croácia possível. E abaixo vou dar uma noção dos gastos que tivemos. Claro que tivemos mais que um almoço, ou um jantar, mas é pra ter noção dos preços! :)

GA$TO$
Hostel Split: Split Guesthouse - 113 kunas(HRK)/noite; 
Água: 12HRK. Almoço: 60HRK. 
Hostel Hvar: Luka's Lodge- 130HRK/noite.
Ferry Split-Hvar-Split: 140HRK
Castelo Hvar: 15HRK
Almoço Hvar: 45HRK
Hostel Victoria Dubrovnik:140HRK
Bus Split-Dubrovnik: 128HRK
Jantar Pizza: 35HRK



De todos os lugares que fui, esse foi o que mais amei! TUDOOOO perfeito. Comida deliciosa, hospedagem barata, comida com preço acessível, paisagens maravilhosas, e esse mar lindo! Ganhou meu coração, e de todas as minhas amigas que foram também! Voltaria mil vezes para cá! Se tivesse grana! hahaha
Beijooooooossssss e preparem-se para ler porque tem muitos posts vindo por aí!
Polônia, Hungria, Austria, República Checa, Eslováquia, EEEEEE a Eurotrip com meu amor: Paris, Atenas, Santorini, Roma e Veneza! <3



Um comentário:

  1. Oii! Voce foi pra Croacia em maio, e to pensando em ir tambem, mas o "frio" ta me deixando em duvida... voce acha que compensa mais ir em maio ou jun/julho/agosto?! :)

    ResponderExcluir