quinta-feira, 6 de julho de 2017

Capitólio: Passeios, Dicas, Gastos e Roteiro de 3 dias!

Boooooooooom diaaaaaaaa Viajantes!
A gente começa o post animadão assim quando o destino merece toda empolgação!

Fomos surpreendidos pela beleza dessa cidade banhada pelo Mar de Minas!
Capitólio  começou a ficar popular a pouco tempo (2 anos atrás), e aí você já espera que a gama de viajantes procurando um destino nacional para passar um fim de semana aumentou consideravelmente! Nós fomos em Junho/2017, pleno inverno, e mesmo assim estava LOTADO de gente em alguns passeios. Então vamos as dicas para quem quer conhecer esse Paraíso Mineiro!

Quando ir para Capitólio?
Evite épocas de chuvas (verão). Capitólio é famosa por suas cachoeiras, pelo lago de furnas, trilhas e beleza natural. Quando chove, é EXTREMAMENTE perigoso, e muitas cachoeiras fecham por risco de tromba d'água.
Já no inverno, pegamos uma temperatura de dia em torno de 25º, super agradável para fazer as trilhas. Porém, a água das cachoeiras fica mais fria (ou congelante vamos dizer kkk). Em compensação, como não chove, é quando a água fica mais cristalina!
Nós escolhemos inverno porque além de ter muito menos turista, os lugares ficariam muito mais bonitos e ainda poderíamos aproveitar da mesma maneira, sem torrar no sol haha! Mesmo assim, passamos bastante calor durante o dia!

Onde se hospedar?
Nossa escolha: A melhor pousada de Capitólio!
Capitólio possui um número razoável de opções para hospedagem. Há campings, pousadas, casas de aluguel e hotéis! Nós fizemos uma excelente escolha, e já vamos explicar o porquê!
A nossa eleita foi a Pousada Lagoa Azul. Nos surpreendemos com o custo-benefício que tinha a oferecer. A pousada fica muito perto de quase TODOS os pontos turísticos, possui a própria cachoeira, a "Cachoeira Lagoa Azul", que é a mais linda, transparente (e quente) de todas! Sério, nos surpreendemos demais com a beleza da Pousada!

Além de ser super confortável, linda e bem localizada, ainda oferece um diferencial: serve jantar para os hóspedes incluso na diária! Nossa economia foi enorme! Ou seja, escolhemos uma pousada MARAVILHOSA e acabou saindo a mesma coisa que se tivesse ficado em um lugar inferior, onde teríamos que pagar o Jantar (comida em Capitólio é caro!) e a entrada da Cachoeira mais linda! haha
Para ler mais sobre a pousada, fizemos um post detalhado contando tudo > AQUI <!
Nosso Roteiro!

1º dia: Trilha do Sol e Paraíso Perdido
Para o primeiro dia de passeio, separamos as duas trilhas mais famosas de Capitólio. Para isso, contratamos um Guia Certificado, o Shan Aramys (insta @shan_aramys), que nos levou para as trilhas e nos mostrou lugares belíssimos escondidos! Vamos às fotos!

- Trilha do Sol
ENTRADA: R$35,00/pessoa.
Pela manhã, conhecemos as 3 belíssimas cachoeiras da Trilha do Sol! O lugar possui uma infraestrutura bacana, com restaurante, banheiros, trilhas bem sinalizadas e tudo muito limpo!

A primeira cachoeira é pequena e linda! Chama "No Limite". Forma um poço verde claro maravilhoso! A água estava beeeem gelada! Entramos até a cintura, mas sem coragem de mergulhar!

Seguimos na trilha mais uns 25 minutos para a segunda Cachoeira, conhecida como Cachoeira do Grito!
Ainda mais linda que a primeira, nessa parte da cachu tinha vários peixinhos! Coisa mais fofa!

Até uma banheira natural tinha para nós, com vista da cachoeira e dos paredões ao redor! haha
Após a cachoeira do grito, fomos para o Poço Dourado! Acho que foi o lugar mais "místico" que passamos. Uma sensação de paz ao percorrer um imenso corredor com paredões ao lado, até chegar no tão esperado Poço Dourado!
Essa é a cachoeira do Poço Dourado! Mais ou menos às 14h, o sol bate no fundo dela e reflete a cor dourada das pedras!

Diz a lenda que quando o viajante chega no poço dourado, ele deve fazer um Totem e realizar um pedido! Há grandes chances de seu pedido se tornar realidade! <3

- Almoço no Restaurante do Turvo!
Assim que finalizamos a trilha do sol, fomos almoçar em um dos restaurantes mais renomados da região: o Restaurante do Turvo! Famoso por sua traíra desossada, fica localizado próximo à ponte do turvo, onde saem vários passeios de lanchas. O restaurante em si não é bonito, é um prédio comum. Porém, a comida explica o fato de ser o mais bem comentado!
Essa é a traíra desossada! Não tem nenhum espinho! O prato para 2 pessoas (serve 3 muito bem) custa R$149,00.

- Paraíso Perdido
  Entrada: R$35,00.
A segunda trilha do dia foi a do Paraíso Perdido.
A trilha foi de dificuldade fácil, até certa parte. Porém o mais lindo estava escondido depois de escalar um penhasco enorme (esse do lado esquerdo da cachoeira)! E sem a ajuda do guia, nós não conseguiríamos chegar.

E aí, depois de muito penhasco escalado, chegamos em um dos pedaços mais reservados de Capitólio: o Poço da Juventude! Sério, olha a cor dessa água! Achei uma beleza muito peculiar! Pequeno e lindo! Só que a dica é: Faça o passeio com um guia! Eu logo no primeiro passo sem a instrução já escorreguei e cortei o joelho! Imagina em cima do penhasco se não tivesse a ajuda do Sham? kkkk

2º dia: Passeio de Lancha pelos Canyons e Cachoeira da Filó

Que essa foi a parte mais glamour da viagem? confirma! haha
Passear de lancha pelos canyons de furnas não é um passeio caro e vale muito a pena! Nós fizemos o passeio com a equipe M&M Passeios Náuticos! Equipe super atenciosa e responsável!
Nós fizemos o passeio mais longo, no valor de R$150,00, que contemplava as cachoeiras, os bares flutuantes e MUITOOOO passeio tirando onda pelo lago de furnas! haha
Tem a opção do passeio de R$70,00 também! que visita apenas as cachoeiras dos canyons!

Um detalhe: Olha como estava LOTADO no Vale dos Tucanos! Esse lugar é muito legal para dar um pulo da lancha e mergulhar nos canyons! Mas tinham muitas lanchas! Fico imaginando isso no verão, já que fomos em pleno inverno!

Durante o passeio mais longo, a lancha também para no Bar Kanto da Ilha. Que lindo! O Barzinho mais famoso de Capitólio, provavelmente o mais chique e caro, patrocinado pela própria Chandon!

Só por isso, você já imagina os custos né?hahaha

Não almoçamos por lá, almoçamos em outra parada do passeio! Mas nosso Guia falou que um almoço que gastamos R$200 no restaurante, lá ficaria pelo menos R$600,00. Eu não fui conferir pra ver se era verdade! Fica a dica! haha

Cachoeira da Filó!

Entrada gratuita!
Assim que acabamos o passeio de Lancha, fomos conhecer a Cachoeira da Filó! Localização bem fácil!
Na verdade, é ao lado da Rodovia MG-050! Paramos o carro no ponto e descemos uma pequena trilha (bem íngreme) para conhecer mais um pedacinho de Paraíso em Capitólio! haha.
Aí não contentes em apenas conhecer a cachoeira, começamos explorar os arredores e achamos uma trilha que ia por cima da cachoeira! E lá fomos nós! Descobrimos um mirante lindíssimo, que rendeu várias fotos! Veja a rodovia lá no fundo! É bem perto!

Segundo meu pai, mais trilheiro do que eu, essa pedra do lado direito tem a silhueta de um Lobo! Ele batizou o  lugar como Mirante do Lobo! hahaha

3º Dia: Cachoeira Lagoa Azul, Mirante dos Canyons e Pedreira Lagoa Azul

Como já dissemos, estávamos hospedados na pousada Lagoa Azul, onde fica a cachoeira Lagoa Azul. Deixamos o melhor para o último dia, para ficar com saudades eternas! haha

Cachoeira Lagoa Azul
Com águas cristalinas, a cachoeira forma um poço verde e azul lindo! O acesso para a cachoeira é fácil, porém bem íngreme! Tem toda a infraestrutura necessária, escadas e corrimão para ninguém cair! Fica dentro da Pousada Lagoa Azul! Esse lugar que paramos para a primeira foto é um lindo mirante da Cachoeira e do Lago de Furnas! Vale a pena demais visitar a cachoeira! Na nossa opinião, foi a mais bonita, mais clarinha e com o poço mais "mergulhável" hahaha.

- Mirante dos Canyons
  Entrada Gratuita. O Mirante é o cartão postal mais famoso de Capitólio! Fica bem pertinho da rodovia, na MG-050, e é bem fácil de achar porque tem vários carros parados, quiosque de açaí, espetinhos, etc! haha
A dica: Visite no horário que o sol está beeeeeeem no alto, para iluminar bem os Canyons! Bem pela manhã ou a tarde ele fica mais escuro!
ATENÇÃO! Não há nenhuma proteção da Pedra onde os turistas tiram foto e o "Canyon" lá em baixo! Cuidado redobrado com crianças!

Pedreira Lagoa Azul

Entrada Gratuita! Dificuldade de chegar ao local: máxima! kkkk Fomos com o carro do meu pai, Pálio adventure, e mesmo assim, precisamos sair do carro duas vezes para o carro subir as ladeiras kkk. Isso chama-se excesso de aventura! Faz parte! Colocamos no GPS e deu super certo o caminho!

O mais engraçado é que quando chegamos no lugar, olhei para os lados, só via pedras, nada de água. Achei estranho. Andamos um monte, para os lados, nada de água. Aí vi um morro super alto que pensei: CERTEZA que a água está atrás dele! Vou subir! Dito e feito: na hora que eu quase morri de subir o morro, vi a cena mais linda da vida! Essa!

Valeu a pena cada perrengue pra chegar! Tirei as fotos mais lindas de Capitólio por lá! É um local que foi "criado" pela mão humana, já que esse local é uma antiga Pedreira desativada. Mas mesmo assim, é lindo de se ver!

Foram 3 dias de passeio inteiros, e valeu a pena cada segundo! Se ficássemos mais tempo, ainda teria outras cachoeiras/lugares para conhecer, como Paraíso Proibido, Cascata Eco Parque, Cachoeira do Lobo, Outros Mirantes. Selecionamos os que mais me interessaram, que achei mais bonito, e valeu muito a pena!

Nosso Roteiro Resumido:

1º dia: Trilha do Sol - Almoço no Restaurante do Turvo - Paraíso Perdido
2º dia: Passeio de Lancha - Cachoeira da Filó
3º dia: Cachoeira Lagoa Azul - Mirante dos Canyons - Pedreira Lagoa Azul

Gastos:

Passeio de Lancha: R$150/pessoa (tem a opção de 70,00)
Trilha do Sol e Paraíso Perdido: R$75/pessoa

Hospedagem + Cachoeira Lagoa Azul: R$580 a diária/casal - Incluso café da manhã e jantar e a cachoeira com livre acesso
Almoço no Restaurante do Turvo: R$160/casal
Almoço em Restaurante mais simples: R$80/casal
Doces e gordices ao longo dos dias: R$250

Quando eu disse que compensou muito nossa diária na Pousada Lagoa Azul por conta do jantar, vocês entenderam por quê? haha Alimentação em Capitólio realmente é mais caro!

No instagram tem muitas fotos lindas desse Paraíso!
S
igam-nos lá também! @viajantedeasas

Dúvidas? Deixem nos comentários! Teremos um prazer imenso em ajudá-los!