domingo, 31 de agosto de 2014

Croácia - Zadar e Plitvice lakes: paraíso na terra!

Croácia (ou Hrvatska em croata) para mim sempre foi sinônimo de jogadores de camisa de piquenique na copa do mundo. Então, quando eu descobri um pouco da beleza desse lugar através de uma amiga minha que foi lá passear, eu fiquei encantada! Quando descobri que vinha pra Inglaterra, já tinha dois sonhos: Visitar a Croácia e Marrocos! E o sonho se realizou! <3

Oficialmente nomeado de República da Croácia, esse pedaço do paraíso na terra é de tirar o fôlego! Faz fronteiras com vários países, Sérvia, Montenegro, Bósnia, Itália, Hungria e Eslovênia. É banhado pelo Mar Adriático, o mar do azul mais lindo que já vi! O idioma oficial é o Croata, mas nos comunicamos perfeitamente por lá com o inglês. A Moeda é a Kuna, e em relação à Libra é bem inferior. (Bom pra gente).
O país tem uma costa completamente recortada, o que resulta em aproximadamente mil ilhas maravilhosas e prontinhas para serem exploradas!

ZADAR - A cidade do Órgão Marítimo e da Saudação ao Sol

Assim como Pula, a parte turística de Zadar é a Cidade Velha. Foi por lá que ficamos hospedados, no Hostel Elena, um dos melhores Hostel e por um preço suuuuper acessível! Pertinho de tudo que precisávamos. Saímos para passear e conhecer um pouquinho mais dessa cidade que atrai tantos turistas.


Para entrar na cidade velha (ou sair dela), passamos por mais um Portal, o Port Gate, de estilo Romano, mais um símbolo de influência italiana nos povos croatas. Esse era bem bonito por sinal! :p

 Jardim fofo! No topo desse jardim fica localizado um dos barzinhos mais famosos de Zadar, o The Garden.


 St. Simon' Church, ainda na cidade velha. Próxima a essa igreja resolvemos jantar um pedaço de pizza GIGANTE por apenas 1 euro! :)


Igreja de St. Mary, datada de antes de 1091. Sofreu vários danos durante a Segunda Guerra Mundial e hoje foi restaurada.

E claro, o cartão postal da cidade: A Igreja de St. Donat. Foi construída durante o século 9, por ordem do Bispo de Zadar. Inicialmente era chamada de Igreja da Santíssima Trindade. A torre à direita na foto é a torre dos sinos da igreja.

A visão que se tem da cidade antiga é do outro lado do canal, a cidade nova. Não fomos até lá, mas os Barcos, Iates e Navios que passavam por esse pedacinho eram de tirar o chapéu!


E é claro, o ponto turístico mais famoso de Zadar. O que fez valer a pena ter chegado nessa cidade. O fruto da criatividade e inteligência de um engenheiro que trouxe muitos turistas para cá. Vamos à História!

Durante a Segunda Guerra Mundial, a costa de Zadar juntamente com outras partes da Croácia foram completamente devastadas. Portanto, projetado por Nikola Basic, a inovação arquitetônica funciona da seguinte maneira: São degraus de mármore que acabam no mar, e, por baixo, tem tubos que levam a pressão gerada pelas ondas do mar e pelo vento até a superfície, produzindo sons harmônicos, o chamado Órgão Marítimo.
Foi relaxante sentar nesses degraus, junto com mais centenas de turistas, e apreciar o barulhinho lindo que ele fazia! Os buraquinhos no primeiro degrau, visto ao lado esquerdo da foto são por onde saem os sons. Abaixo alguns segundos do som produzido pelo órgão.


E, como se não bastasse só uma coisa maravilhosa, ainda tem mais! O "Saudação ao Sol", também conhecido como o Pôr-do-Sol mais lindo de todos! O mesmo arquiteto que fez o Órgão Marítimo fez ao lado deste um painel solar circular que, durante o dia, absorve energia do sol, e reflete exatamente o que está acontecendo do lado de cima. Ou seja, é um espelho! E, a noite, toda a energia capturada se acende em milhares de cores iluminando o ambiente, ao som do órgão marítimo! Como não se apaixonar????????????
Para mim, a foto mais linda de toda a viagem! A foto da Saudação ao Sol! <3 E é claro, quando anoiteceu, parecíamos crianças brincando e tirando fotos nas luzes! 


E foi assim que finalizamos nosso dia em Zadar. Na foto acima, os banquinhos em forma de teclado, ao lado do Órgão Marítimo. 

No dia seguinte, reservamos a partir do Hostel o tour para uma das maravilhas naturais desse mundo, os Lagos Plitvice Jezera. Para chegar até lá, a cidade mais próxima é Zadar, e então é possível ir de ônibus ou com um tour fechado. Nosso gerente do Hostel sugeriu uma ideia melhor ainda. Como estávamos em 4 pessoas, fechar um taxi para a gente, e ele ns levaria até lá, esperaria até a hora de irmos embora. E foi sensacional! A melhor  escolha! :) E ficou apenas 1 euro a mais que se fosse de ônibus.

NATIONAL PARK PLITVICE JEZERA

Patrimônio mundial da UNESCO desde 1979, o parque é a atração turística mais visitada de toda a Croácia!
A beleza do parque encontra-se em seus Dezesseis lagos, interligados por uma série de cachoeiras e situado numa floresta profunda povoada por cervos, lobos, ursos e espécies de aves raras.

 A beleza desse lugar é fora do comum. É uma harmonia da natureza que dá vontade de ficar lá para sempre admirando. 


 O Parque Nacional tem uma área total de 300 quilômetros quadrados, enquanto que os lagos se juntam a uma distância de oito quilômetros. 

As águas que fluem sobre o calcário ao longo de milhares de anos criaram essas represas naturais, que por sua vez criou uma série de belos lagos, grutas, cachoeiras, e virou o lar perfeito para tanta vida!

O trajeto do parque é todo por cima dessas madeirinhas, formando pontes sobre os lagos e as cachoeiras. Uma delícia andar por lá com o barulho da água correndo sob os pés. Ah, importante, ir de calçado confortável e com blusa de frio, porque passamos MUITO frio lá com aquela água gelada da cachoeira indo tudo na gente! hahaha


E como eu fiquei sabendo desse lugar? Um belo dia estava visualizando aplicativos de viagem no computador, e de repente eu li: 30 lugares para visitar um dia na vida. Por curiosidade, eu abri a página. E os Lagos Plitvice estavam em 7º lugar. Nesse instante coloquei como objetivo: Junto com meu sonho de ir para a Croácia, visitar esse top 30 mundial!

Foi simplesmente o passeio mais lindo que eu já fiz na vida! Amei do início ao fim. Andamos por 5 horas sem parar só para subir o parque. Pegamos até barco elétrico para cruzar o rio, que está incluso no ticket da entrada. No final do dia, chegamos na ponta oposta do parque, e pegamos um ônibus para nos levar de novo até a entrada. Porém, como todo mundo faz o mesmo trajeto, o ônibus estava lotado, ficamos esperando 30 minutos até conseguirmos entrar. Portanto, a dica é: Faça o caminho contrário. Vá primeiro até o final do parque e venha descendo (que é mais fácil) ao invés de subir igual nós fizemos! :)

GA$TO$:
Digamos que a Croácia foi um dos países mais baratos que visitei.
Vôo de Londres: £62 return.
Taxi do aeroporto até o Hostel: 
Na moeda deles, 32 Kunas.
Jantar: Pasta, 50 Kunas Sorvete: 7 kunas.
Ônibus Pula-Zadar: 289 kunas.
Hostel: £11- £18 por dia. Depende da cidade. Zadar foi mais caro que Pula.
Ticket Arena de Pula: 70 kunas, incluindo o teatro dos gladiadores.
Ticket Plitvice Lakes: 80 kunas. Isso é porque estavamos fora de temporada, fomos no último dia de maio. Junho, Julho e Agosto é mais caro.
Taxi de Zadar para os Lagos: 220 kunas por pessoa, ida e volta, com 4 no carro.
Jantar: Lasanha gigante: 70 kunas.

EEEEE...................... é isso!
Próximo post no blog: Split, Hvar e Dubrovnik! As outras queridinhas da Croácia. Mas só pelo post de hoje, já confirmo: Foi o lugar mais lindo que já visitei! <3 Voltaria e moraria lá pro resto da minha vida! hahaha

Beiiiijos e até a próxima! ;)
Qualquer dúvida, só deixar nos comentários!
:*

2 comentários:

  1. Muito legal sua viagem! Mas transformando os valores em Real, quando dá mais ou menos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glória, tudo bem?
      É difícil falar exato, porque a cotação varia de um dia para o outro. Mas por exemplo, o Vôo, que eu paguei 62 libras, hoje sairia por 230 reais. Um jantar na Croácia, que paguei 50 kunas, sairia por 20 reais. Mais ou menos assim. Agora, o gasto total que eu tive com essa viagem, contando vôo de Londres ( que é muito barato), hostel ( que é mais barato que hotel), jantares, entradas em pontos turísticos, souvenirs essas coisas ficou 380 libras, que hoje daria aproximadamente 1400 reais, para 7 dias de viagem.
      Espero que tenha dado uma ideia! :)
      Beijos!

      Excluir