quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Bratislava: Uma tarde na capital da Eslováquia


Das cidades que faziam parte da antiga Cortina de Ferro, a capital da Eslováquia é a que talvez ainda guarde os maiores resquícios dos anos de comunismo, o que foi muito comentado durante nosso "walking tour" por Bratislava. A Eslováquia (bandeira acima) não existia no mapa até 1993, quando ocorreu o fim do comunismo e a antiga Tchecoslováquia foi separada em República Tcheca e Eslováquia. Capital do país, Bratislava tem muita história para ser contada aos turistas que a visitam. Com 450.000 habitantes em sua capital, o país tem como língua oficial o Eslovacohúngaro e o Tcheco. Porém, é claro que todos falam inglês. Graças a Deus. hahaha


Tivemos uma passagem rápida por Bratislava, como continuação do nosso tour pelo Leste Europeu, o qual eu ainda vou escrever. (Comecei da última). A cidade tem vários pontos turísticos, mas no dia que estávamos lá o tempo estava bem chuvoso, então fizemos apenas um walking tour.
A parte turística de Bratislava se concentra no centro antigo, com vestígios do comunismo contrastado com a Modernidade ao redor. Nosso tour começou pela praça Hlavné Námestie (acima), que abriga a Fonte Maximilian e ao redor há muitos bares, restaurantes e lojas de souvenirs para serem exploradas.
De frente com a praça há o Primaciálny Palác, palácio em estilo clássico que hoje serve de Prefeitura da cidade. Foi neste lugar que Napoleão assinou o Tratado de Pressburg - que estabelecia a retirada de tropas do território austro-húngaro. E também, o lá está localizado o Teatro Nacional da Eslováquia (na foto acima).

As feirinhas de comida e souvenirs espalhadas pela cidade eram bem convidativas. Pena que choveu o dia inteiro e não tivemos a oportunidade de voltar depois do tour.
A foto ao lado representa a Igreja dos Jesuítas, a qual tem uma bola de canhão encrustada ao lado do vitral, que serve de lembrança das guerras passadas.

Uma coisa fofa de Bratislava é que a cidade é um museu a céu aberto quando se trata de esculturas, e claro, os turistas aproveitam para tirar fotos com elas. Umas tem superstições, como no caso do "Homem Trabalhando", que dizem que você tem sorte se passar a mão na cabeça dele.


Os trenzinhos vermlho cruzam toda a cidade, passando ao redor da cidade antiga.






Igreja de Santa Isabel, ou Igreja Azul é um dos pontos turísticos indispensáveis na visita, já que é toda fofa, e Azul! :)
O "Walking Tour" durou aproximadamente 2 horas e meia, e foi fundamental para conhecermos todas essas partes da cidade, já que tínhamos apenas uma tarde por lá. Bratislava não é um destino que você procura para passar suas férias, ou dias, mas já que está no meio de cidades muito visitadas, vale a pena um pulinho por lá!



Mais um prédio no mesmo estilo arquitetônico da igreja azul! 

Nosso tour terminou visitando a Universidade de Bratislava, palco de vários acontecimentos nas últimas décadas a respeito do Comunismo.

Foto do nosso grupo do Walking Tour pelo centro histórico de Bratislava.
Eu não achei a cidade cara, mas também não fizemos muita coisa que gastasse. Fomos eu, a Marina e a Deia para lá, passar o dia e pegar o vôo para Londres no dia seguinte.
A moeda é o Euro, pagamos 12 euros no Hostel, 10 euros para ir até o aeroporto de taxi, e uns 7 euros de almoço. Valeu a pena o passeio, já que estávamos ao lado, em Budapeste, e o ônibus para lá foi apenas 10 euros pela Student Agency. Recomendo, caso esteja de passagem por aquelas bandas! :)

Em breve, mais posts da nossa Eurotrip pela Europa Central - Polônia, Hungria, Áustria e República Tcheca! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário