terça-feira, 28 de novembro de 2017

Vamos pra Fernando de Noronha? Quando ir, O que fazer!

 

Depois do sucesso do Post "Gastos em Noronha", muita gente pediu dicas para quem viaja para esse paraíso brasileiro pela primeira vez!
Juntos, esses dois posts vão te ajudar a realizar o sonho de conhecer o mais famoso arquipélago brasileiro!

Noronha abriga belezas naturais incríveis, muita vida marinha e uma surpresa nova a cada praia ou mergulho.  Visitar Noronha é sair com o conceito de Paraíso atualizado, e com uma vontade enorme de voltar. Tudo é muito preservado, com a natureza em primeiro lugar sempre. Então é importante saber que para quem visita a ilha, o clima despojado e espírito aventureiro deve estar acima do comodismo e ficar torrando na praia dormindo o dia todo. 
Vamos às dicas!
TAXAS

Primeira informação sobre Noronha: Para entrar na ilha é preciso pagar 2 taxas de preservação: a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) e Taxa do Parque Nacional Marinho (PARNAMAR), destinada à manutenção urbana e marinha da ilha. Você pode calcular diretamente no site e realizar o pagamento com antecedência para evitar filas!

QUANDO IR PARA NORONHA

Entre Março e Junho, as chuvas marcam presença na ilha, e, consequentemente as pousadas diminuem os preços. Essas chuvas são torrenciais e não atrapalham os passeios. Contudo, a paisagem muda bastante! Já entre Setembro e Outubro, o mar é considerado perfeito para mergulhos! E, de dezembro a fevereiro, as ondas ficam convidativas para os surfistas.  

O tal do Swell: é um fenômeno natural gerado em zonas de formações de tempestades em alto mar, que cria grandes ondulações que viajam até a costa chegando em forma de grandes ondas - ideais para surfistas. Porém, nesse período (3-4 dias), as ondas ficam mais "perigosas", o mar fica "mexido", prejudicando MUITO a visibilidade da água e a alegria dos mergulhadores.
Nós fomos em Outubro, época considerada ideal para mergulhar, e não é que o tal do Swell chegou junto com a gente????? Então não pegamos o "mar clássico", como dizem os ilhéus. Nós não somos surfistas (nem sei pegar em uma prancha), e portanto, não gostamos nem um pouquinho do caro amigo Swell. 

QUANTO TEMPO FICAR

Se passar o resto da vida fosse opção, certamente escolheria essa. Porém, voltando a realidade, recomendamos pelo menos 5 diárias nessa ilha incrível. MAS POR QUÊ??????
1) Se você chegar junto com o SWELL (já falei que odeio ele?), você tem mais chance de ter dias livres depois dele ter acabado, e o mar voltado ao "normal".
2) Tem MUITA coisa pra fazer na ilha. Ou seja, se você não tem intenção de voltar tão cedo, um dia a mais significa uma opção enorme de passeios para realizar (e gastos também). 
3) Existem algumas trilhas com número de pessoas restrito. Quando chegamos, só tinha disponibilidade para depois de 3 dias. Ou seja, se você ficar 3 dias, já não conseguirá fazer. Principal dica sobre isso: Chegue no aeroporto e VÁ DIRETAMENTE AO ICMBIO reservar seu passeio!

PASSEIOS

É importante lembrar que a maioria dos passeios na ilha giram em torno da Maré alta/baixa. Ou seja, você tem horários específicos cada dia para visitar cada lugar. 
No primeiro dia em Noronha fizemos o Ilha Tour. É nesse passeio que você verá um pouco de tudo! Paisagens lindas, tartarugas, vida marinha, visitará a praia mais bonita do mundo (Sancho) e ainda finalizará com um pôr-do-sol de tirar o fôlego. Achei uma opção bacana para quem vai pela primeira vez, pois você começa a se "situar" na ilha, e elege suas praias favoritas para voltar depois! 
Esse foi o dia com nossas fotos mais bonitas, até porque nosso guia era muito fotógrafo! Recomendamos demais o Fábio, do @nastrilhasdenoronha

Ilha Tour - Pontos visitados: Baía do Sancho (eleita a praia mais bonita do mundo), Mirante do Sancho, Praia Cacimba do Padre, Almoço no Restaurante Cacimba, Baía dos Porcos, Praia do Sueste (onde vimos tartarugas), Praia do Leão (rapidamente), Mirante dos Tubarões, Praia do Porto (ideal para snorkel).

Piscina do Morro de Fora (Maré baixa): Quando as formações rochosas criam uma piscina privativa na Beira do Mar, você não pode deixar de visitar. Concorda? Fizemos a trilha até a piscina, mas é possível ir mergulhando (snorkel) e vendo bastante vida marinha. Mas o Swell (lembram dele?) não deixou!

Buraco do Galego (Maré baixa): Aquele ícone, grátis, que faz a alegria dos aventureiros. Além de ser mais uma piscina natural linda para fotos, alguns colocam a coragem a prova e Pulam dentro dele! Nós? Claro que pulamos! E tiramos fotos lindas também (abaixo)!

Lasca da Velha (Maré baixa): Fica pertinho do Buraco do Galego! Outra formação rochosa incrível, que permite fotos lindas e um visual diferente. Nós não visitamos, pois o Swell não deixou (nem preciso falar mais né?). Dá uma olhada nessa foto incrível do @thiago.lopez:

Mergulho Batismo: Esse é um dos passeios mais CAROS, e que você deve colocar na "Wishlist" sim. Eu nunca mergulhei, tenho um pouco de medo, mas estava PRONTA para encarar o desafio (do mergulho e financeiro) hahaha. Porém, lembram do SWELL???????? O mar estava muito mexido, e não estava tendo passeio. Então escolhemos o passeio de Barco Trovão dos Mares. NÃO NOS ARREPENDEMOS! 

Passeio de Barco Trovão dos MaresNesse passeio podemos contemplar toda a "ilha" de ponta-a-ponta. Além de serviço de bordo diferenciado, ainda tem almoço, tempo para mergulho na Baía do Sancho e a companhia de inúmeros golfinhos! Foi um dos momentos que continuo sonhando até hoje!

Trilhas com agendamento obrigatório: Atalaia (com piscina natural maravilhosa - 60 pessoas - sem guia); Morro São José (PERFEITA, 12 pessoas por dia - com guia); Abreus (25 pessoas - com guia). 

Trilhas sem agendamento: Trilha do Piquinho para assistir o pôr-do-sol (com guia), Trilha Capim Açu (com guia) entre várias outras. 

Museu e Palestras: O museu do tubarão e ICMBIO são duas opções mais culturais para visitar! As palestras no ICMBIO são no período da noite e, além de divertidas, você aprende muito sobre a ilha! Dizem que "Tubarão" é a mais famosa!

Forte dos Remédios e Forte do Boldró: Dois lugares perfeitos para assistir aquele pôr-do-sol! Já separa um dia pra cada e suba lá para assistir a "Golden Hour"! O Forte dos Remédios é cheio de Ruínas de onde você tem uma vista linda dos dois lados da ilha!

AS PRAIAS

Praia do Cachorro, Praia do Meio e Praia da Conceição
Essas já conhecemos logo no primeiro dia! Nadamos com arraias na Praia do Cachorro, caminhamos pela Praia do Meio e assistimos um Pôr-do-Sol incrível na Praia da Conceição curtindo uma música no Bar do Meio - Tudo em menos de 3 horas!!! 

- Baía do Sancho (Eleita a praia mais Bonita do Mundo)
Poderia ficar horas contemplando a beleza desse lugar, ou mergulhando nessas águas. O lugar merece o título! Fomos com o Ilha tour, sozinhos e no passeio de barco!

Cacimba do Padre
Aquela praia que os surfistas AMAM! Na época de ondas altas, essas chegam a quase 5 metros de altura. É por ela que você chega até a Baía dos Porcos!

 Praia do Leão
Uma das praias mais lindas, porém não recomendada para mergulho. Ouvimos falar que 9 pessoas morreram afogadas nesse local, uma vez que a praia possui uma corrente diferenciada que acaba "puxando" os mergulhadores. 


- Baía dos Porcos
O famoso Cartão Postal! Porque se não for pra mergulhar na frente do morro dois irmãos eu nem vou né? hahaha 
Esse efeito meio-a-meio foi possível com o uso do MEU DOME.

-Praia do Sueste
Foi nessa praia que vimos a maior tartaruga da VIDA! Sim, aqui você pode nadar em meio a corais, tartarugas, peixinhos e quem sabe até tubarões! :o

-Praia do Porto
Não ganha no quesito beleza, mas ganha no quesito vida marinha! É nesse lugar que você vai colocar seu snorkel, nadadeiras e máscara para trabalhar de verdade!

-Praia do Boldró
É aqui que acontece a Captura das Tartarugas Marinhas pelos Biólogos do Projeto Tamar. É lindo, vale a pena. Eles capturam elas mergulhando, sem uso de ferramentas nenhuma, na mão! Todo carinho, cuidado e proteção com elas. O mais incrível ainda, foi ver um monte de "Sombra de Tartarugas" nas ondas enquanto esperávamos a hora de começar a captura!

O QUE LEVAR NA MALA?

- Além de roupas de praia (várias), leve roupas confortáveis para os passeios e roupas leves para sair. Tudo lá é super despojado; 
- Em relação aos calçados: rasteiras, tênis e calçados apropriados para água podem ser úteis; 
- Chapéus e óculos além de lindos e ajudarem no look, dão uma proteção extra ao sol; 
- Protetor Solar, Pós-Sol, repelente e remédios de uso diário (já que na farmácia da ilha tudo é muito caro); Levei uma mini farmácia! haha
-Equipamentos para snorkeling caso você tenha (máscara, nadadeiras e snorkel). 
- Equipamentos fotográficos: usamos muito o celular (Samsung S7) e Gopro. Quase não usei minha câmera semi-profissional.
- Dinheiro: A maioria dos lugares caros aceitam cartões. Porém, é bom ir preparado e levar um pouco pois há apenas agências Bradesco e Banco do Brasil na ilha.

5 DICAS DE QUEM JÁ FOI

Por que não coletar as melhores dicas com os viajantes mais experientes?
É claro que fizemos isso para vocês! Reunimos dicas incríveis dos Viajantes mais inspiradores que já foram para esse Paraíso! 

Checa só o que eles compartilharam com a gente:


Thiago Lopez: "Faça snorkel na Praia do Porto! É uma praia não muito bonita em que as pessoas não valorizam, mas a vida marinha ali é absurda! A visibilidade é bem melhor que na Praia do Sueste, a mais popular para fazer Snorkel. Alugar material de snorkel na entrada e passar algumas horas mergulhando nessa Praia é obrigatório para quem visita Noronha!"








Vamos pra onde: "Noronha vale cada centavo!!! Sim, é muito dinheiro, mas "não é caro". Sabe aquele papo de "mas gasto o mesmo saindo do Brasil?" esquece! O paraíso é aqui mesmo e desbanca muito destino do exterior. Não é porque é no Caribe, na Europa ou na Ásia que o destino ou a viagem será melhor. No caso de Noronha, pode ser até o contrário. Venham! Venham que vale. E chegando aqui você entende o porque."


Maria Dias Neiva: "A dica mais top de Noronha é com toda certeza de acordo com o perfil do turista, se vai para surfar ou mergulhar. A época do ano faz toda diferença em uma viagem para Noronha."


Doida por Viagens: "Cuidado com os pacotes de passeios, muitos oferecem preços abusivos! Vá em Setembro ou Outubro, melhores épocas para mergulho. Não deixe de fazer o mergulho de cilindro! Minha dica é a "Noronha Divers", uma empresa séria com preço justo. Ainda, não deixe de acompanhar a captura das tartarugas marinhas! Você não vai se arrepender!



Noé Pelo Mundo: "Vá até a Laska da Velha - apenas na maré baixa - e deixe para ir na Praia do Sancho e Mirante dos Irmãos a tarde. A Laska da Velha fica logo depois do famoso buraco do Galego, é só continuar caminhando sobre as pedras. Trata-se de uma fenda bem grande com água cristalina! A tarde, o Sancho e o Mirante ficam praticamente vazios, já que os barcos param lá somente pela manhã. Tenha a Praia mais bonita do mundo e o Mirante das fotos invejáveis só para você, para curtir sem pressa!

Gostaram???
Nós amamos as dicas! No insta de cada um deles tem uma surraaaaa de fotos maravilhosas para vocês já salvarem de inspiração para a próxima viagem!

Alguma dúvida? Pode mandar pra gente que ficaremos felizes demais em ajudar!

Quer ler sobre os GASTOS EM NORONHA? É SÓ CLICAR >>>AQUI<<<!

Nenhum comentário:

Postar um comentário