sábado, 30 de agosto de 2014

Oxford - Roteiro de 1 dia na pérola inglesa

Oxford, localizada no condado de Oxfordshire na Inglaterra, é uma cidade cortada pelo rio Tâmisa e mundialmente conhecida pela University of Oxford. Fizemos um passeio com nossa universidade para lá, um dia apenas de passeio, e deu para conhecermos um pouco sobre a cidade.

Logo que chegamos fomos realizar um Walking Tour, e foi a melhor coisa que fizemos! Fomos pela empresa Scholars Walk Tours.Descobrimos muito sobre aquele paraíso universitário, e nosso guia era incrível. Super divertido, nos contou cada detalhe da história que hoje faz Oxford ser mundialmente conhecida.

Oxford, a mais antiga universidade inglesa está entre as 10 melhores do mundo. Tradicionalmente, divide a fama com sua eterna rival, Cambridge. Algo que até o nosso próprio guia, aluno de Psicologia da Universidade de Oxford nos contou, não há vencedora. Ambas tiveram mentes brilhantes que se formaram lá e criaram fama mundo afora. Uma curiosidade, que salienta essa rivalidade entre elas, é que se você se aplica para ingressar na University of Oxford, você não pode se aplicar para Cambridge ao mesmo tempo.

A universidade abriga 38 colégios, por onde antes andaram ganhadores de prêmio Nobel, líderes mundiais e escritores revolucionários. A foto abaixo, dentro de um dos colégios, o que participa da disputa de quaal foi o Colégio mais antigo de Oxford.

Espalhados por toda a cidade, os belíssimos colégios lembram mais castelos que um simples centro acadêmico. A arquitetura antiga contrasta com os avanços da ciência e tecnologias futuras alcançados dentro desses campus. Sem contar que para os fãs da literatura, Oxford teve um papel fundamental. Entre os famosos escritores que estudaram aqui estão, Lewis Carroll, autor de "Alice no País das Maravilhas", J.R.R. Tolkien, escritor de "O Senhor dos Anéis" e também C.S. Lewis, escritor de "As crônicas de Nárnia".
 A origem de Nárnia: nosso guia contou uma história super interessante, que, é claro, eu acreditei! hahaha
Lewis estava saindo do Hall de uma igreja, num dia de inverno. Olhando para o chão, seus pés começaram a pisar na neve. Ao olhar para o lado, havia um poste iluminado, e ao olhar para a frente para seguir seu caminho, havia um leão estampado em uma porta, e 2 esculturas de Fauno ao lado. Eis que surge a ideia e uma cena de "As Crônicas de Nárnia". A cena em que Lucia sai do guarda-roupa. Fiz até uma montagenzinha com as cenas do filme comparado com o que vimos em Oxford, tudo no mesmo lugar. Faz muito sentido, se é verdade eu não sei! hahaha

Oxford também serviu de alguns cenários do filminho pouco conhecido, Harry Potter! \o/
Sim, o salão de jantar de Harry Potter foi inspirado no salão de Jantar dos alunos da Christ Church College. Não chegamos a entrar nele, porque pagava 8 pounds, mas fomos no outro salão, que inspirou esse. Ou seja, no começo da inspiração! hahaha
Fica localizado na Divine College, onde começamos nosso walking tour.

E que bela inspiração... Os restaurantes universitários do Brasil ficariam com uma aparência bem melhor desse jeito né?

Dentro do mesmo colégio, tem essa linda capela, onde todos os alunos eram obrigados a participar de todos os serviços antigamente.

Nossa coordenadora do Ciências Sem Fronteiras em Greenwich, Aisling, e a galera que passeou com a gente! :)

Mais um prédio lindo por aí.... Tudo parte da University of Oxford!

Em cima, homenagem à um rei, que quando a faculdade foi inaugurada, colaborou com uma doação riquíssima: 2 livros! haha E ainda por cima tem sua escultura em um dos prédios principais! Detalhe das colunas diferentes conforme vai subindo, simbolizando o aumento da complexidade do conhecimento humano.
Aqui também tem Ponte dos Suspiros! Ahhhh.... S2... Que coisa mais linda!

E é claro, pra mim, a parte mais importante e linda de todo esse tour, foi passar por um salão onde foi filmado Harry Potter! Sim, foi exatamente nesse lugar, que Harry dodói ficou internado na enfermaria de Hogwarts. O salão é impecável, a coisa mais linda desse mundo. Os detalhes são de encher os olhos de emoção, de tanto capricho. Originalmente, o salão serve de "Sala da Justiça" da universidade, onde acontecem debates, julgamentos com os estudantes de direito daqui. Abaixo ainda, detalhe do teto, com iniciais de pessoas ricas gravadas. RIcas porque na verdade qualquer um pode ter suas iniciais gravadas nesse teto, porém, pagando 500 mil libras, aproximadamente 2 milhões de reais! Risos. Eu só sei que tem um "R" lá pra eu chamar de meu! hahaha

Visitamos também essa igreja maravilhosa, que de cima tem uma vista belíssima da cidade, mas não fomos porque esquecemos! hahaha Preferimos comer primeiro e esquecemos de voltar mais tarde! :p

Além das arquiteturas maravilhosas, da história incrível da cidade, aproveitamos mais um pouco conhecendo esse museu sensacional: O The History of Sceince Museum, o Museu da História da Ciência, com exposições incríveis e lindas!!! Valeu muitooooo! E é de graça!

Os primeiros Microscópios utilizados! Lindos de viver! Mas prefiro o meu de hoje. :p

A Christ Church, um dos colégios mais famosos em Oxford, é muito visitado por ter sido também local de filmagem de Harry Potter. Porém, para entrar era 9 libras, e resolvemos só ver por fora mesmo, e se quisermos ver o lugar, assistimos o filme. Pronto. haha. Final de mês a grana não deixa ter regalias.

E nosso último ponto turístico do dia: fomos até o Museu Ashmolean, o mais antigo Museu Britânico.  Tinha exposições de tudo! Egito, China, Japão, África, roupas, esculturas gregas, exposição de arte moderna, instrumentos musicais, e muuuuuitooo mais coisa! Passamos um tempão lá nos divertindo imitando as estátuas, quadros, e por aí vai!

E para finalizar o dia lindamente, voltamos de Oxford a tarde, e chegamos na nossa universidade linda com esse presente lindo da natureza: Um Arco-Íris! hahaha

GA$TO$
Tour: 6 libras
Almoço no Fernando, restaurante brasileiro: 5 libras (Eu não comi, mas quem comeu amou)
Christ Church: Cenários HP, 9 libras.
Transporte: Fomos com a faculdade, então não tenho ideia de quanto seria de trem de Londres até lá. :(

O dia em Oxford foi fantástico! Tomamos chuva, andamos muuuitooo e foi maravilhoso! A cidade é linda, de tirar o fôlego a cada esquina, e juro, queria muito ser aluna de lá! hahaha
Beeeeijos e até a próxima! ;)