terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

O que fazer em Pula? Roteiro de 1 dia!

Croácia (ou Hrvatska em croata) para mim sempre foi sinônimo de jogadores de camisa de piquenique na copa do mundo. Então, quando eu descobri um pouco da beleza desse lugar através de uma amiga minha que foi lá passear, eu fiquei encantada! Quando descobri que vinha pra Inglaterra, já tinha dois sonhos: Visitar a Croácia e Marrocos! E o sonho se realizou!

Oficialmente nomeado de República da Croácia, esse pedaço do paraíso na terra é de tirar o fôlego! Faz fronteiras com vários países, Sérvia, Montenegro, Bósnia, Itália, Hungria e Eslovênia. É banhado pelo Mar Adriático, o mar do azul mais lindo que já vi! O idioma oficial é o Croata, mas nos comunicamos perfeitamente por lá com o inglês. A Moeda é a Kuna, e em relação à Libra é bem inferior. (Bom pra gente).
O país tem uma costa completamente recortada, o que resulta em aproximadamente mil ilhas maravilhosas e prontinhas para serem exploradas!

Pula: o legado Romano na Croácia


Decidimos ir para Pula em primeiro lugar porque o vôo estava mais barato. Nunca tínhamos ouvido falar da cidade, e não sabíamos se valia a pena ou não passar por lá. Vimos que era no litoral e pensamos: pelo menos tem praia! E ficamos bem felizes com o que encontramos! :) A cidade é dividida em Cidade Velha e Cidade Nova, sendo a parte velha a parte turística da cidade. Tudo em Pula gira em torno de legado Romano.
Logo na noite em que chegamos saímos para conhecer alguns lugares turísticos próximo ao Hostel que ficamos. Abaixo, o Templo de Augustus, templo Romano contruído próximo ao fórum da cidade. Lindo por fora, mas não visitamos o interior.

Andando pela cidade velha, de repente nos deparamos com esse Monumento lindo! O Portão de Hércules, construído durante o Século I. Abaixo, As Portas Gêmeas (Porta Gemina), que fica ao lado do Museu.

O bom que tudo por lá era bem pertinho! 
Após, andamos pelo centro histórico e passamos pela Catedral Românica da Assunção, abaixo! 

E como nem só de Legado Romano vive Pula, e fomos até a praia mais famosa de Pula, a Praia de Verudela. 
Como estava bem fresquinho em Junho, não entramos no mar. E sim, que coisa mais maravilhosa! S2. Teria muitas fotos pra colocar só desse lugar, mas eu me contive e restringi a apenas três.

E nessa foto, as "queridas" que foram realizar esse sonho junto comigo: Pri, Cris e Ci! 

Após passarmos um tempão na praia maravilhosa, voltamos para a cidade porque tínhamos um teatro cultural para assistir nos Anfiteatros das ruinas romanas conhecido como Arena de Pula! É o cartão postal da cidade (embora eu ainda prefira a praia haha), e é um dos monumentos mais bem preservados do Império Romano.
A Arena é linda! Muito bem preservada, e realmente, um cartão postal!

O teatro que vimos era sobre os Gladiadores da época do Império Romano. Foi muito legal (embora as meninas dormiram na grama assistindo hahahaha). Os caras realmente brigavam! Um barulhão com as pancadas nos escudos... E segundo a tradição, nos tempos antigos, o Gladiador que perdia a luta, cabia ao Imperador decidir se ele viveria ou não, e isso era sinalizado pelo POLEGAR: Polegar para cima, ele viveria. Polegar para baixo, ele era condenado a morte na frente de todo mundo. Eu fiz o meu julgamento:



E fim do nosso primeiro dia na Croácia! A cidade de Pula é realmente muito fofa! Amei ter conhecido. Mas em questão de economia, nós fomos para economizar o vôo, o que não adiantou. Economizamos 30 libras do vôo para Pula ao invés de Zadar. E o ônibus de PULA a Zadar foi 31 libras. Ou seja, foi só para conhecer uma cidade a mais mesmo, da qual amamos. Mas como tínhamos tempo, deu certo. Se for tempo reduzido, recomendo ir direto para Zadar. 

Leia a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário