terça-feira, 25 de novembro de 2014

Grécia: História, Mitologia e Arquitetura em Atenas

Eu sempre tive vontade de ir para a Grécia. Principalmente Atenas, pois sempre associava mitologia grega, com mar mediterrâneo, praias maravilhosas e muita, muita história. E por ser um destino tão especial, reservei para ir também com o Allan, meu noivo lindo, que veio me visitar durante esse meu 1 ano (longe) de intercâmbio. E a viagem foi realmente maravilhosa!
Tìnhamosa acabado de chegar de Paris, onde tudo é o olho da cara, onde pra comer em restaurante você pensa 18 vezes, e uma noite de hospedagem é quase um rim se você não procurar direito. Portanto, quando chegamos na Grécia, tudo era um absurdo de barato comparado com Paris. Ficamos em um HOTEL maravilhoso, chamado Cosmopolit Hotel, com um café da manhã invejável. E por apenas 18 euros. Não é de chorar de alegria?

Nosso primeiro dia em Atenas foi super cheio! Acordamos cedinho, tomamos café, e logo que saímos do hotel pegamos aquele ônibus Hop-on Hop-off, que faz um tour pela cidade e vai parando nos pontos turísticos. E adivinham? Era 15 euros e nos fizeram desconto ainda! haha Pagamos 10 euros cada. Foi nossa melhor escolha. Tínhamos apenas um dia em Atenas, então aproveitamos ao máximo.
Fomos visitar na primeira parada um mercadão da cidade, que vendia comida, tempero, especiarias e entre elas, umas carnes exóticas. Os animais eram vendidos inteiro, só com o rabo cheio de pelos pra identificar de que bicho a carne era. Claro que eu não sabia. Mas fiquei com nojinho de tanto bicho morto pendurado e um cheiro super forte. Saímos de lá rapidinho. 
Voltamos para o ônibus que passava a cada meia hora e partimos para o Templo de Zeus, um lugar maravilhoso com alguns vestígios do que algum dia foi um templo muito grandioso.

Cada detalhe dos pilares me fazia lembra das aulas de história do ensino fundamental. E nós estávamos lá presenciando. 

O templo de Zeus Olímpico, também conhecido como Olympeion, é a ruína monumental de um antigo templo dedicado a Zeus em sua qualidade de rei dos deuses do Olimpo. Está localizado no centro de Atenas, na Grécia. Sua construção começou no século VI a.C. e só foi concluída no reinado de Adriano. Em seu apogeu foi um dos maiores e mais famosos templos gregos.

Ao lado do Templo de Zeus está localizado outro monumento famoso, o Arco de Adriano. Este é um portal monumental que é bem semelhante ao arco do triunfo romano. A proposta foi construir o arco para celebrar a chegada do imperador romano Adriano em Atenas e para homenageá-lo por seus muitos bens feitos para a cidade.

Tiramos várias fotos do local, e fomos para o ponto turístico mais importante de toda a Grécia: a Acrópole de Atenas.
Mas o que é uma Acrópole? Derivado do grego, significa cidade alta (foto acima). Eram construídas no ponto mais elevado das cidades e serviam originalmente como proteção contra invasores das cidades inimigas. 
A Acrópole de Atenas foi construída entre 450 a 330 numa colina rochosa com 150 metros de altura, e foi muito deteriorada com o passar do tempo devido a ataques de inimigos. Abriga algumas das mais famosas obras primas da arte grega: O Partenon, o Erecteion, o Teatro de Dionísio e o templo de Atena. Foi, na Grécia Antiga, uma sede administrativa, cultura, religiosa e militar.

Na foto abaixo, logo na entrada da Acrópole, está o Teatro de Dionísio. Quando o teatro começou a ser construído os assentos para os espectadores foram escavados na própria colina, enquanto que os lugares de honra eram de pedra e reservados aos magistrados e aos sacerdotes de Dionisio. Em torno 330 aC, todos os assentos passaram a ser de pedra. Era usado não somente para representações dramáticas mas também para cerimónias de várias espécies e até para reuniões da Assembleia dos Cidadãos.

O Partenon, o mais importante monumento da civilização clássica grega foi dedicado à deusa Atena. É todo construído de mármore e foi parcialmente destruído durante invasões antepassadas. Hoje, está passando por um processo de reconstrução e manutenção constante.
 

O Erecteion, também dedicado à deusa Atena e a Poseidon-Erecteu.

Após o passeio na Acrópolis, fomos até o famoso estádio Olímpico de Atenas! 

O estádio Panathenaic foi usado durante muitos eventos e por muitos atletas em Atenas, e também sediou o primeiro jogos olímpicos modernos em 1895. É o único estádio do mundo construído inteiramente de mármore branco, e é um dos mais velhos mundialmente.

É tudo muito bem preservado! Monumentos históricos que remete a épocas antes de Cristo, e estão lá ainda, para serem admirados! Tudo isso visitamos em apenas um dia, ou melhor 8 horas, porque saímos de casa cedo e tínhamos que pegar um Ferry para Santorini às 18:30h. O Metrô funciona bem, é fácil de usar, mas difícil de entender o nome das estações. Pareciam que estavam falando grego para mim! hahaha :P
Enfim, nosso dia em Atenas foi super produtivo, e já estávamos ansiosos para nossa parte 2 da Grécia: O Luxo de Santorini! <3 Em breve nos próximos posts! :)

GA$TO$

Entradas pontos turísticos: Grátis para estudantes, 12 para não-estudantes.
Hostel: 18/noite.
Tour de ônibus: 10
Estádio Olímpico: 1,5.
Lanche Natural na Acrópole com raspadinha: 6.
Transfer Aeroporto-Centro: €5.


E é isso gente! :) A parte mais "histórica" da Grécia nós vimos em Atenas. Tudo sensacional. Valeu muito a pena, ainda mais por não ser uma cidade cara. :) Porém, a parte mais linda, amor, maravilhosa, paisagística vem a seguir! Nosso próximo dia na Grécia: Santorini! hahaa <3
Beijos e até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário