quarta-feira, 23 de abril de 2014

Bélgica parte 2: Bruxelas e Waterloo

Bélgica: O país dos chocolates, cervejas e waffles maravilhosos!

Não tem como negar que o país é maravilhoso! As paisagens ao andar de trem eram lindas. O sistema de transporte público funciona. Aqui as pessoas dificilmente falam inglês, a não ser quando é em algum lugar muito turístico. As línguas faladas são o holandês e o francês. Historicamente, Bélgica, Holanda e Luxemburgo formam os países baixos, e hoje, é o famoso grupo Benelux.
Bandeira oficial da Bélgica

Continuando nossa viagem após Bruges, que já foi sensacional, chegamos em Bruxelas no Youth Hostel e fomos para Waterloo no período da tarde, conhecer onde foi o campo de batalha da Guerra dos Cem dias, onde Napoleão Bonaparte deixou de ser imperador da França.
Para ir até lá é bem simples. Pegamos um trem da estação Nordi, que era a mais próxima da gente, e pagamos menos de 5 Euros ida e volta. O trem para bem longe das atrações turísticas em Waterloo, mas é bem sinalizado. Mas nós, morrendo de medo de nos perdermos naquela cidadezinha, nos enfiamos em um grupo de estudantes e fomos sendo guiadas pelo professor até chegar ao centro de informações turísticas! :) E é bem longe! Dá quase 1 km.




São poucas coisas para se ver, mas vale muito a pena. Logo que chegamos conseguimos ver o monumento erguido logo após a guerra, como símbolo da paz, que é essa piramide de grama gigante, que são mais de 200 degraus para subira até ela. E na ponta, tem um Leão. :)
De lá de cima é possível ver todo o palco da guerra. E tem até o quadrinho demonstrando onde ficava cada grupo.
Após subir no monumento, tem o PANORAMA, que é uma sala enorme onde fica uma pintura 360º retratando a cena da guerra. É lindo, e triste. 

Após visitarmos esses pontos turísticos fomos andando até a estação, que por sinal é bem longe! Mas a cidade era maravilhosa. Acho que nunca vi um bairro tão chique desde quando cheguei aqui. Tudo muito lindo, jardins impecáveis, casinhas maravilhosas. Queria morar lá! haha

Então, no segundo dia cedo, nosso destino era: Bruxelas! Ir no máximo de pontos turísticos que conseguíamos. E nossa primeiraa parada foi: O ATOMIUM.
Para ir até lá é preciso pegar o metrô. E a cena engraçada do dia foi: O metrô ficava a todo tempo abaixo da terra. E DE REPENTE, do nada, quando saiu a luz do dia, vimos o ATOMIUM gigantesco do lado de fora da janela! A expressão minha e das meninas foi intantânea e tudo na mesma hora um AAAAAAAAAAAAHHHH! Aí é claro que todo mundo que tava perto da gente caiu na risada né? Olha as turistas! :S


Mas enfim! Realmente ele é absurdamente grande! E lá vamos nós falar sobre ele!


Essa escultura representa um cristal elementar de Ferro, ampliado 165 milhões de vezes. Construída em 1958, tem 103 metros de altura. Cada esfera é ligada a outra por tubos, e dentro delas é possível visitar, tendo exposições de arte, da construção do atomium, restaurante, e, no último lá em cima, é uma visão panorâmica de Bruxelas incrível!

A vista era maravilhosa. Com certeza iríamos subir. Mas, tinha um problema. A Lívia tem medo de altura, e também queria ir com a gente. Mas ela falou assim: como são várias bolas abertas a visitação, eu vou nas de baixo, e lá em cima eu não vou. Ok. Combinado. Então, pegamos o ticket e fomos para o elevador. As portas fecham e o guia fala: Estamos indo para a primeira parte do tour, que e diretamente na última bola onde vocês têm uma vista incrível de Bruxelas. Pronto! Aí a Lívia virou e perguntou: A GENTE TÁ INDO PRO ÚLTIMOOO??? 
Eu não sabia se dizia sim ou não com medo dela surtar dentro do elevador! Mas aí saímos lá, e ela ficou mais de boa, mas sem chegar muito perto dos vidros hehe.
E realmente é maravilhoso! Pena que quando fomos estava chovendo, então a visão era reduzida. Mas mais legal que ver a cidade era saber que tava no topo do atomium, lá em cima! haha


Vista da Mini-Europe de cima!


Depois das mil fotos tiradas no Atomium, fomos para a Mini-Europe, outra atração turística super fofa de Bruxelas! O ticket para os dois juntos custa 18,70 Euros.

É um parque em miniatura, ao lado do Atomium. O parque tem reproduções de monumentos da União Européia. Lá, cerca de 80 cidades estão representadas. O investimento para a Mini-Europa foi de 10 milhões de Euros, e a inauguração foi realizada pelo príncipe Philip da Bélgica! :)

Torre Eiffel! 
Até Londres estava lá! *0*

O Royal Crescent, em Bath, Reino Unido
 
Arco do Triunfo!

Mini torre de pisa! Essa dava pra levar pra casa!

Partenon, de Atenas, Grécia.

E é isso! Tem muito mais coisas, claro, mas não dá pra colocar todas as fotos!
Depois da Mini-Europa, tínhamos apenas uma tarde para visitar o resto de Bruxelas. E fomos indo de acordo com o mapinha nas atrações principais, que ficam bem próximas umas das outras. E ainda bem! haha

Jardim em frente ao Palácio Real de Bruxelas

Palácio Real!





Notre-Dame du Sablon! Nem entramos para tirar foto, porque nosso tempo estava curto.
 Manneken-Pis, ou menino fazendo xixi, foi uma escultura que é uma fonte feita por Jerôme Duquesnoy, em 1619. Porém, em 1817 ela foi roubada e destruída, e hoje a que vemos é uma cópia fiel da anterior. Várias vezes ele encontra-se vestido, e dizem que seu guarda-roupa é mais chique que o meu, com mais de 800 peças de roupas dadas por pessoas importantes de outros países.



Porém, às 5 horas da tarde, chegou um moço que tirou a roupa dele! Portanto, tiramos fotos tudo de novo! haha. Realmente é uma gracinha, mas a estátua é bem pequena!



Logo ao lado do Manneken-Pis, tem várias chocolaterias finas, na rua que vai levar até a praça principal. Porém, aí está o segredo, tem uma mini-portinha, ao lado da LEONIDAS, que é uma das mais famosas lá, que vende um WAFFLE por 1 EURO! E aí você recheia com o que quiser! Sim, é o melhor Waffle do Mundo! <3
Queria comer 5, mas fiquei só no 1º! :/


Já na Grand-Place, ou a praça principal de Bruxelas!
Essa é a prefeitura da cidade. Linda e super cheia dos detalhes. Fica localizada na Grand-Place, cheia de prédios lindos e barzinhos, restaurantes, essas coisas.  Parada obrigatória por lá também!  

E na nossa volta para o Hostel passamos pela Cathedral Saint Michel et Gudule. Maravilhosa!

Portanto, passamos a última noite no Hostel, para acordar no outro dia cedo e pegar o nosso busão de volta ao meio dia. MAS, para nossa surpresa, não era isso que o destino nos aguardava! haha

Estávamos nós, 1 hora antes do ônibus chegar, 12:30h lá na pseudo-estação de ônibus. E esperando, esperando e nada. Passou meia hora do horário do ônibus, e nós já começando a ficar super nervosa com o atraso do MEGABUS, povo irresponsável, e não sei mais o quê. Mas, tinha um próximo ônibus às 14:30h, que falamos: Se o nosso não chegar, perguntamos pra esse motorista o que aconteceu! E então, para nossa alegria, chegou uma galera que ia pegar esse próximo ônibus e disse: Vocês vieram no horário errado. Aí está marcado 12:30 a.m, ou seja, meia noite, e não meio dia. Senão seria 12:30 p.m. Ou seja, o ônibus de vocês já saiu essa noite passada à 00:30. WTF? COMO ASSIM? 
Simplesmente, entramos em PÂNICO! E agora? O que faremos? Esperamos o próximo ônibus chegar e perguntamos para o motorista se ele não podia nos levar, porque tínhamos confundido o horário e tudo mais. Ganhamos um redondo NÃO! Então, a solução foi ir num ponto de wifi mais próximo, e compramos passagem para o próximo onibus, 00:30h. Chorei, entrei em desespero, mas no fim, compramos a passagem. Tivemos que ligar lá na central deles para passar os dados do passaporte e tudo mais. Mas claro, se não tem uma aventura, não seria nós! haha. E então, voltamos para o Hostel pedir abrigo por mais umas 10 horas, até podermos ir para a estação. E foi tranquilo, nos deixaram lá de boa! Mas, um prejuízo de 40 libras para o bolso. E então, meia noite fomos para a estação e pegamos o ônibus certo!


E o medo de ter dados errados ou alguma coisa que faltou na documentação? Enfim, conhecemos uma galera gente fina que também estava vindo para Londres pra turistar que estão fazendo intercâmbio em Portugal. Passamos toda a parte da viagem, que não estávamos dormindo, batendo papo com eles!
Mais amigos pra visitar! \o/

E essa foi a nossa viagem para a Bélgica. 4 dias de lugares maravilhosos, pessoas simpáticas (ou não) haha, waffles deliciosos, e muita história pra contar! A primeira vez a gente nunca esquece né? E realmente, essa daí não dá pra esquecer mesmo! Não víamos a hora de chegar em casa sãs e salvas! haha!

Um até logo, e aguardem os próximos posts: Malta, Itália, Mônaco e França! Mas antes, deixa eu estudar aqui porque também é bom, né? haha
Beeeeeijooos pessoal!


Um comentário:

  1. Adoro as explicações sobre os monumentos! Estou aprendendo bastante! =)
    Adorei a mini-Europa, dá pra economizar algumas viagens. hehehe.. Se bem que nada se compara ao original!
    Vai estudar um pouco então! E quando der posta mais sobre as outras viagens e sobre a faculdade aí! Como são as aulas, os professores..
    beijos

    ResponderExcluir